Mídias SociaisHá diversos aspectos a serem abordados quando se fala sobre a importância de um gerenciamento adequando em mídias sociais. Entretanto, antes de citar estes aspectos, é importante conhecer alguns dados para compreender a amplitude e as possibilidades desse universo virtual. Atualmente, 97% dos internautas brasileiros estão conectados às redes sociais, apenas o Facebook possui 65 milhões de perfis brasileiros e o Twitter, 41 milhões.

Estes números expressivos poderiam ser um motivo crucial para investir em gerenciamento de redes sociais, mas há outro igualmente importante. Um estudo recente apontou que os brasileiros gastam 650 horas por ano nas redes sociais e quem faz menção boa ou ruim de uma marca, produto ou serviço, é este público potencial.

Dentro das redes sociais não é possível determinar o que os usuários dizem ou compartilham. Todos são transmissores e receptores de mensagens, por este motivo é fundamental um gerenciamento de qualidade, não apenas para interagir com o público, mas, para evitar que uma má reputação seja propagada pelas redes.

A Morfeu Conteúdo oferece serviços de gestão de mídias sociais, criação de conteúdo específico para cada mídia, plano de divulgação, comunicação planejada e, também, e-mail marketing.

O brasileiro e as Mídias Sociais

Segundo uma pesquisa realizada pela GlobalWebIndex (empresa global que monitora o comportamento da internet), 47% dos brasileiros possuem contas ou perfis em redes sociais. Consolidando a sua popularidade, a rede social mais acessada no país é o Facebook, que concentra ¼ de todos os acessos, seguida pelo WhatsApp. Outra curiosidade revelada na pesquisa é que 89% dos usuários usam a rede para interagir e os assuntos mais buscados são política, saúde e serviços governamentais.

Já os assuntos mais falados estão relacionados a músicas, filmes, esportes, produtos e serviços utilizados, política e religião. Sem surpresa, o levantamento revelou que os jovens continuam sendo o principal público das redes sociais, porém a quantidade de pessoas mais velhas que usam a rede para interagir cresceu.

Facebook 25%
WhatsApp 24%
Facebook Messenger 22%
Skype 14%
Google + 13%
Twitter 11%
Instagram 10%
Linkedin 9%

Gestão de Mídias Sociais

A palavra mais importante quando se pensa em mídias sociais é interação. Pela própria definição, as mídias sociais são canais de relacionamento virtual nos quais as pessoas interagem através de texto, áudio ou vídeo. Então, a promoção de marcas, serviços e produtos, ou mesmo a realização de vendas através das mídias sociais, não devem ser prioridades ao traçar um plano de gerenciamento, porque ambas são consequências da boa interação e das menções feitas pelo público.

O processo de interação com o público é tão importante que os próprios frequentadores das redes sociais tendem a

divulgar a marca, serviço ou produto para as suas redes de contato. O diferencial da interação, dentro de um espaço onde todos falam e todos escutam, é o conteúdo exclusivo e a estratégia de gerenciamento.

A Morfeu Conteúdo oferece planos de gerenciamento de mídias sociais, conforme a necessidade dos parceiros. Desde a análise dos melhores canais a serem explorados, o conteúdo e a linguagem utilizados, os horários de postagens, até a administração completa das redes sociais, contamos com profissionais qualificados para realizar os sonhos dos parceiros.

Plano de Divulgação

Diferente do Plano Editorial, que traça todas as diretrizes do veículo de transmissão de informação, o Plano de Divulgação aponta as melhores estratégias de criação de conteúdo e transmissão da mensagem de um evento específico, como, por exemplo, o lançamento de um livro, a divulgação de um produto ou, até mesmo, para anunciar uma exposição.

O Plano de Divulgação possui um prazo estabelecido de tempo e por este motivo exige maior atenção, pois não há possibilidade de futuros ajustes. A escolha do melhor conteúdo, melhores meios de comunicação a serem utilizados e a linguagem adequada deve ser elaborada através de uma ampla pesquisa de mercado.

Comunicação Planejada

A Morfeu Conteúdo desenvolveu um método exclusivo de Comunicação Planejada para cuidar dos sonhos dos parceiros e torná-los realidade. As etapas trabalhadas durante o processo são realizadas em conjunto, entre os parceiros e a equipe da Morfeu Conteúdo, desde o aprimoramento dos sonhos até a análise de resultados.

  • Sonho

    A primeira etapa da Comunicação Planejada é conhecer os sonhos do parceiro

  • Levantamento

    Após conhecer os sonhos dos parceiros, a Morfeu Conteúdo realiza um estudo do público

  • Mensagem

    Conhecendo o público que receberá o conteúdo é possível traçar a melhor linguagem e os meios para alcançá-lo

  • Planejamento

    Estruturada a linguagem e os meios de comunicação que serão usados, é feito o plano editorial

  • Execução

    A última etapa é a execução do conteúdo e o constante monitoramento dos resultados.